Páscoa: tempo de fé, renascimento e bons momentos à mesa
Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 18/04/2025 15h43

Por Christiane Michelin - Coluna Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 18/04/2025 15h43
O milagre de transformar farinha e água em pão pode ser comparado ao milagre da Páscoa e da ressurreição, já que Jesus, o motivo real da festa, é considerado o Pão da Vida. Se o “pão nosso de cada dia” alimenta o corpo, para os cristãos, Jesus é o alimento da alma. O traçado do trigo é, igualmente, elucidador, já que é colhido, moído e peneirado, até virar farinha e, quando misturado à água é fermentado, ganha vida. Transforma-se em alimento. O trigo quando semente, é enterrado, regado e germinado, depois, arrancado da terra e debulhado, para, então, vivificar-se novamente e nos alimentar a todos, de qualquer raça ou crenças. O pão faz-se presentes em todas as mesas, em todas as casas, em todas as bocas. A Páscoa, por sua vez, significa o renascimento do Amor em sua forma mais pura, o Amor verdadeiro, incondicional, o Amor de Jesus pela humanidade e o pão é um símbolo desta fé. Sendo o partilhar do pão uma das formas de compartilhar Amor, talvez, por isso, as refeições pascais sejam tão importantes. Ter pessoas queridas ao redor da mesma mesa, repartindo manjares, histórias, lembranças e carinho é uma das melhores formas de celebrar. Para tal, seguem algumas sugestões de restaurantes para o domingo de Páscoa.
GRUPO LOCANDA - A Locanda Della Mimosa, no Vale Florido, e a Locanda Bela Vista, em Itaipava, terão um cardápio especial para a data além e várias brincadeiras para a criançada, dentre as quais, a caça aos ovos e a Locanda Centro Histórico também preparou um menu exclusivo para o dia.
TUCANO DO CUIABÁ - Para quem preferir começar o dia já celebrando, o café da manhã do Tucano do Cuiabá é uma opção deliciosa, com inúmeras iguarias servidas à mesa, dentre as quais, frios, frutas, sucos, bolos, waffle de pão de queijo e torradas Petrópolis em variados preparos, só para citar alguns, valendo dizer que é servido a qualquer hora do dia em uma charmosa sala de refeições, sobreolhando o lago.
LA BELLE BRUNA - Por falar em café da manhã, outra excelente opção é a Pousada La Belle Bruna, com a refeição também servida à mesa. Servido a la carte, de 8h30 às 11h preferencialmente na varanda da pousada, o café da manhã é completíssimo, com direito a compota de frutas secas, suco, ovos, torrada Petrópolis, pães feitos na casa, queijos e frios, docinhos e folheados caseiros, além de uma rabanada dos deuses.
AFRÂNIO/FELICITÁ - Local dos mais aprazíveis da região, com mesas em diversos cenários – um jardim de bromélias, um gazebo, uma sala aconchegante, um deck ao redor de um lago, um salão envidraçado ou uma varanda é um dos locais favoritos da criançada que adora correr pelo verde e brincar com seus pets, que são muito bem recebidos por lá, e alimentar os peixinhos no lago. No cardápio, bolinhos de bacalhau, pasteis de moqueca de camarão, a moqueca propriamente dita acompanhada de arroz de coco e farofa de dendê, salmão, massas, risottos, filés e frutos do mar. Funciona de 2ª a 2ª.
...LÁLá – O restaurante que vai funcionar 6ª, sábado, domingo e 2ª para almoço e jantar e 3ª e 4ª só para almoço e que é local dos mais aconchegantes, trabalha com um menu de 3 etapas, incluindo opções sempre muito especiais assinadas pelo criativo e cometente chef Bebeto. Vale dizer que nossos pets são muito bem recebidos por lá e sempre encontram “aumguinhos”.
Independente da escolha do local onde passarão a Páscoa – um restaurante ou em casa – o importante é estar em boa companhia. Que todos tenham uma excelente Páscoa!
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.
Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e cursou jornalismo na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. É membro da Academia Petropolitana de Letras onde atuou como presidente por duas gestões. Tem mais de 10 obras publicadas entre poesia e prosa e é autora do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores que se encontra em sua décima nona edição. Christiane assina, ainda, colunas em periódicos petropolitanos há mais de 20 anos tendo sido a criadora e editora do jornal Pet News que circulou por 3 anos na cidade. Divide, ainda, a apresentação do programa de TV #ÉdePetrópolis com Alexandre Gurgel, sendo a responsável pelas matérias sobre gastronomia. Veja mais no site, Facebook e Instagram.