Médica aponta os benefícios da reposição hormonal durante a menopausa
Por Redação, Agenda News
Publicado em 10/06/2024 18h10
DivulgaçãoPor Redação, Agenda News
Publicado em 10/06/2024 18h10
DivulgaçãoA menopausa é caracterizada pelo último ciclo menstrual na vida de uma mulher e ocorre, normalmente, a partir dos 45 anos de idade. Durante este período, marcado pela queda na produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, diferentes sintomas geram desconfortos e podem desencadear complicações para a saúde. Para amenizar os impactos destas transformações, especialista aponta a reposição hormonal como aliada à menopausa.
De acordo com a Drª Nathália Ventura, médica especializada em endocrinologia, a terapia de reposição hormonal tem sido um tratamento indicado e eficaz para aliviar os sintomas associados à menopausa, como ondas de calor, secura vaginal e alterações do humor, além de prevenir doenças, como a osteoporose.
“Com a reposição, nós administramos o hormônio que o organismo deixou de produzir ou está produzindo em pouca quantidade. Geralmente, a terapia é feita com estrogênio e progesterona, sempre diferenciando as mulheres que têm útero e as que não possuem, mas também podemos utilizar outros tipos de hormônios nessa reposição. É importante destacar que, a reposição deve ser feita de maneira individualizada, sempre levando em conta as possíveis contraindicações.”
Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 29 milhões de brasileiras podem estar na menopausa. Diante disso, a médica alerta que, embora a reposição hormonal seja benéfica para muitas, proporcionando mais conforto no dia a dia, mantendo a massa óssea e melhorando a saúde cardiovascular, não deve ser um procedimento adotado por todas.
Ainda de acordo com a Drª Nathália Ventura, a abordagem de reposição hormonal deve ser individualizada. “É fundamental que a mulher procure um especialista, que vai desenvolver o tratamento personalizado, através de uma avaliação médica detalhada, levando em consideração o histórico de saúde e as necessidades específicas do paciente”, concluiu.
Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, a médica elaborou gratuitamente uma série de vídeos, com informações e dicas que priorizam a saúde, através do Instagram @dranathaliaventura. Diariamente, perguntas são respondidas e instruções fornecidas às pessoas que buscam por tratamento.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.