Eleitores devem baixar o e-Título até sábado para uso no primeiro turno das eleições municipais

Por Redação, Agenda News

Publicado em 03/10/2024 14h20

Eleitores devem baixar o e-Título até sábado para uso no primeiro turno das eleições municipais Ilustrativa
  Compartilhar

Os eleitores que pretendem utilizar o título digital nas eleições municipais, marcadas para o próximo domingo, 6 de outubro, têm até sábado (5) para baixar o aplicativo e-Título. A Justiça Eleitoral suspenderá o download do aplicativo no dia da votação, com o objetivo de evitar instabilidades no sistema. O acesso ao app será retomado na segunda-feira (7).

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024

O e-Título é gerido pela Justiça Eleitoral e oferece várias funcionalidades. Além de servir como documento de identificação na hora de votar, o aplicativo permite que os eleitores consultem o local de votação e justifiquem eventuais ausências. Ele pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos da Apple e Android. Após o download, o usuário deve inserir seus dados pessoais e validar o acesso.

Para votar utilizando o título digital, o app precisa conter a foto do eleitor, capturada durante o processo de biometria. Caso o aplicativo não esteja com essa informação atualizada, o eleitor precisará apresentar outro documento oficial com foto, como a Carteira de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho. 

Atualmente, o e-Título já foi baixado cerca de 75 milhões de vezes, com 46 milhões de contas cadastradas. Contudo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que mais da metade dessas contas não estão atualizadas. Eleitores nessa situação devem atualizar o app por meio da aba de atualização nas lojas de aplicativos antes do dia da eleição.

No dia da votação, é importante lembrar que o uso de celulares na cabine eleitoral é proibido. O aparelho deverá ser deixado com os mesários antes de o eleitor entrar na cabine para votar.

A Justiça Eleitoral reforça que o uso do e-Título facilita o processo de identificação e pode agilizar o dia da votação, mas é fundamental que os eleitores garantam que o aplicativo esteja atualizado para evitar contratempos.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.