Benefícios da drenagem linfática vão além da estética

Por Redação, Agenda News

Publicado em 22/03/2025 11h43

Benefícios da drenagem linfática vão além da estética Gabriel Bordon
  Compartilhar

Melhora na oxigenação do corpo e da circulação sanguínea, venosa e linfática; ajuda no processo de cicatrização de lesões e na recuperação de cirurgias plásticas e também no combate ao inchaço e retenção de líquido. Estes são apenas alguns dos benefícios promovidos pela drenagem linfática. A técnica consiste em uma massagem feita com movimentos suaves, mantidos em ritmo lento, e que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório. O procedimento sempre deve ser realizado por um especialista.

Continua depois da publicidade:
Concer 01-2025

O sistema linfático é muito importante para a defesa do organismo contra vírus e bactérias. Mas quando a linfa se acumula entre os tecidos pode provocar dores e inchaços. “É justamente por meio da drenagem que a gente consegue desfazer esses edemas que se formam. A técnica também ajuda no combate a celulite, na redução de hematomas, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos, e favorece a eliminação de toxinas”, explicou a especialista em pós-operatório Lucineide Gall.

A drenagem linfática é recomendada para vários tipos de público, entre eles gestantes, pacientes que concluíram um tratamento contra o câncer, pessoas que sofreram lesões ou traumatismos, entre outros. Mas é importante sempre estar atento, pois em alguns casos a drenagem linfática pode piorar algum problema de saúde. Por isso, é importante sempre estar atento às contraindicações e, realizar o procedimento apenas com profissionais capacitados.
 
Lipedema

Recentemente discussões sobre o lipedema, doença vascular crônica que causa o aumento desproporcional de gordura nas pernas e algumas vezes nos braços, ganharam espaço na mídia, após a artista Yasmin Brunet falar sobre a condição da qual é acometida e os tratamentos que têm adotado para combater o problema. Além de mudanças na alimentação e acompanhamento médico, a drenagem linfática também é uma ótima aliada para atenuar os efeitos do problema.

“Ela ajuda a reduzir o inchaço e a dor, dois dos sintomas mais comuns e debilitantes do lipedema. Além disso, a técnica melhora a circulação, diminui a rigidez e contribui para uma melhoria na mobilidade geral”, explicou.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.