AGP participa de audiência pública na Alerj sobre Turismo Ecológico e Turismo Rural na Região Serrana e Centro-Sul Fluminense

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 10/04/2025 09h33

AGP participa de audiência pública na Alerj sobre Turismo Ecológico e Turismo Rural na Região Serrana e Centro-Sul Fluminense Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024

Na última terça-feira (8), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sediou uma audiência pública promovida pelo Deputado Estadual Yuri Moura (Psol) com foco no desenvolvimento do Turismo Ecológico e do Turismo Rural na Região Serrana e na Região Centro-Sul Fluminense. A reunião contou com a participação de representantes de 12 municípios fluminenses, que apresentaram propostas, ações em andamento e demandas estratégicas para o fortalecimento do setor.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024

A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) esteve presente, representada por sua presidente Raquel Neves, que integrou a mesa de debates ao lado de autoridades e especialistas. Raquel destacou a relevância de investimentos públicos e privados como fundamentais para impulsionar os dois segmentos turísticos, com ênfase na valorização dos circuitos rurais já consolidados e na estruturação de novas rotas em construção.

“É essencial que olhemos com atenção para o Turismo de Experiência e o Turismo de Base Comunitária, que são cada vez mais procurados por visitantes interessados em vivências autênticas e sustentáveis”, pontuou a presidente da AGP.

Durante a audiência, mais de 30 indicações foram levantadas pelos participantes. O deputado Yuri Moura se comprometeu a dar continuidade ao diálogo com os envolvidos, visando a construção coletiva de políticas públicas e ações concretas de fomento ao turismo sustentável nas regiões em destaque.

Petrópolis, que ostenta os títulos de Capital Estadual das Unidades de Conservação e Capital Estadual dos Produtos Orgânicos, foi destacada como referência para iniciativas de turismo sustentável. A cidade abriga 22 unidades de conservação e diversos circuitos rurais organizados, como o Circuito Ecorrural Caminhos do Brejal (Posse), a Rota Secreta (Secretário) e o Circuito Araras – Vale das Videiras. Áreas como Bonfim, Taquaril e Caxambu também foram citadas como potenciais para o desenvolvimento do Turismo Rural.

Raquel Neves ainda reforçou a importância da regulamentação da Lei 4.315/2004, que há 21 anos aguarda definição. A lei estabelece a obrigatoriedade da presença de Guias de Turismo em excursões organizadas, sendo uma ferramenta essencial para o ordenamento turístico, a valorização profissional e o combate ao turismo irregular. “Sua regulamentação pode gerar emprego, renda e fortalecer toda a cadeia produtiva do setor”, enfatizou.

Estiveram presentes na audiência pública o presidente da Liga Independente dos Guias de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Arnaldo Bichucher; o presidente da Associação de Guias de Turismo de Teresópolis, Henrique Silva; além de representantes dos municípios de Areal, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Cachoeiras de Macacu, entre outros.

O encontro reafirmou a importância do turismo rural e ecológico como vetor de desenvolvimento sustentável, sobretudo após o crescimento expressivo desses segmentos no pós-pandemia, quando a busca por experiências em ambientes naturais se intensificou globalmente.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024