O local recebe cerca de 200 pessoas por dia e a estrutura oferecida pela instituição permite o estudo em ambientes participativos, através das salas de estudo em grupo ou das cabines individuais, todas com iluminação e fonte de energia. Além disso, o wi-fi é liberado e tem disponíveis 21 computadores.
Nathália Silveira Soares é aluna do 7° período de Medicina da Faculdade de Medicina de Petrópolis e conta que a biblioteca tem um ambiente muito agradável, o que ajuda na hora de estudar.
"O ambiente da biblioteca é excelente, bem iluminado e arejado. É muito gostoso estudar lá. Para quem estuda medicina, que é o meu caso, faz toda a diferença ter uma biblioteca com uma boa estrutura e um excelente acervo, tanto físico quanto digital", comenta Nathália.
O acesso ao acervo físico é liberado, por isso o usuário tem a experiência de se "perder" entre os livros e poder folhear as obras. Já o acervo virtual é um incremento na educação dos alunos do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos, que têm acesso a conteúdos atualizados a qualquer hora e de qualquer lugar, auxiliando no estudo e na pesquisa.
"O acesso ao conteúdo virtual é uma realidade e a instituição investe em base de dados, assim o aluno pode estudar de onde quiser e puder, não se limitando ao espaço da biblioteca. Virtualmente vários alunos podem pesquisar o mesmo conteúdo ao mesmo tempo, com apenas um clique. Nós temos excelentes bases de dados na biblioteca, como a "Minha Biblioteca", "Biblioteca Virtual", "Pergamum", entre outros. As plataformas "ClinicalKey" e "Complete Anatomy" são ferramentas de ciências da saúde que só a instituição tem em toda Região Serrana", destaca a bibliotecária Vanessa Belchior, responsável pela biblioteca.
Com suas instalações modernas e uma filosofia voltada para a sustentabilidade e acessibilidade, a biblioteca convida a comunidade a explorar novos horizontes de aprendizado. Saiba mais em: https://www.unifase-rj.edu.br/biblioteca
Um Pouco da História da Biblioteca
A Biblioteca foi criada em 17 de agosto de 1967, com acervo inicial constituído de obras de referência e títulos especializados em medicina provindos do acervo particular do Dr. Nelson de Sá Earp, primeiro diretor da FMP. No 30° aniversário da criação da Faculdade, a Biblioteca foi reinaugurada, passando a denominar-se Biblioteca Prof. Charles Alfred Esbérard, em homenagem ao grande mestre e professor fundador da FMP, titular de Fisiologia e benemérito da Biblioteca, para a qual doou mais de 3.000 livros de sua coleção particular.
Serviço:
Biblioteca Professor Charles Alfred Esbérard
Endereço: Av. Barão do Rio Branco, nº 1003 - Petrópolis/RJ
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e sábado, das 8h às 12h.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você!
Estamos no
Instagram, no
Facebook e no
YouTube!
Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.