Pop Fun
coluna

Pop Fun

Cultura e Entretenimento, por Edgar Borges | Sexta-feira

A Última Floresta, um filme ambientado e produzido por Yanomanis, que merece sua atenção!

Por Flávia Medeiros, Agenda News

Publicado em 17/09/2021 11h55 - Atualizado em 17/09/2021 11h59

A Última Floresta, um filme ambientado e produzido por Yanomanis, que merece sua atenção! Imagens da coletiva e da exibição do filme na tribo
  Compartilhar

Estreitou, no último dia 09 de setembro, nos cinemas brasileiros, o filme A Última Floresta. A história é ambientada num território Yanomani isolado na Amazônia, localizado ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela, com um grupo que vive nela há mais de mil anos.  No enredo, o xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos. 

Nós, da produção do Pop Fun, tivemos a oportunidade de participar da entrevista coletiva virtual, com o diretor e roteirista Luiz Bolognesi, e o roteirista, xamã e líder indígena Davi Kopenawa. No bate-papo, pudemos ouvir os detalhes de como aconteceu as gravações, a elaboração do roteiro, e um brinde cultural reflexivo que foram as palavras do xamã Kopenawa. 

Continua depois da publicidade:
Concer 3-2024

Bolognesi, destacou que o processo de pré-produção do filme, contou com um período de 10 dias de ambientação, dele na tribo, dos próprios indígenas com a câmera, bem como para a escrita coletiva do roteiro. Ele contou que para que todos do grupo se sentissem à vontade com os equipamentos de gravação, foi necessário uma estratégia, haja visto que os próprios indígenas seriam os atores e atrizes do filme. Ele dizia então, que a câmera “se apaixonaria porque quem ela quisesse que entrasse no filme”. Bolognesi, destacou ainda, que em sua experiência com os Yanimamis, descobriu: “ Uma humanidade muito mais sofisticada que a nossa”. E que se parássemos mais para ouvi-los nossa relação com o planeta seria muito melhor.  

As palavras do xamã Kopenawa, durante a coletiva, também foram muito profundas, que nos levam a uma reflexão sobre nossa relação com a floresta: “ O povo da cidade, só escuta o dinheiro, sua paixão é a mercadoria, precisa pensar na floresta, antes que ela acabe, e acabe a vida no planeta”. Ele ainda enfatizou que as histórias de sua tribo que estraram no filme, bem como a ideia principal do roteiro, era transmitir uma imagem forte do xamã, e de sua relação com o povo e com a floresta. 

A Última Floresta, é um filme que vale muito a sua atenção, pois, permite uma reflexão sobre nossa relação com a natureza, e os cuidados que precisamos ter para que as tradições dessas culturas sejam mantidas, bem como ouvidas e aplicadas. 
Em junho, desse ano, o filme venceu os prêmios de Melhor Documentário no Festival Zeichen der Natcht, em Berlim, e o Prêmio Artístico de Melhor Obra no Festival dos Povos Originários, de Montreal. Também conquistou o prêmio do público na mostra Panorama no 71º Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Filme no 18º Seoul Eco Film Festival, na Coreia do Sul.

  

A produção do longa é da Gullane  (Fabiano Gullane e Caio Gullane) e da Buriti Filmes (Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi), em associação com a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA), além do apoio do Itaú Cultural, da Amazon Watch, Greenpace, Rainforest Foudation US, Rainforest Foudation Norway a Survival Internacional. A distribuição é da Gullane. No elenco: Davi Kopenawa Yanomami, Ehuana Yaira Yanomami, Pedrinho Yanomami, Joselino Yanomami, Nilson Wakari Yanomami, Júnior Wakari Yanomami, Roseane Yanomami, Daucirene Yanomami, Genésio Yanomami e Justino Yanomami 

Nossas Redes Sociais: https://linktr.ee/popfunoficial 
O Pop Fun TV é transmitido em âmbito nacional, e poder ser assistido através dos seguintes canais:  TVA NET, CDN TV, SAT TV, Telecab, Max Cloud TV, Completa VC,Connect BR, Easy TV, Visnet Telecom, Enterplay, Você Telecom, além do app Baita Conteúdo Play (Smartv´s e app´s para Android e IOS).

Vídeos novos todas as terças, quintas e sábados em nosso Youtube.

Agora, com o Podcast: Pop Fun Geek Cast, também no Spotify.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.




Pop Fun

Pop Fun

A coluna Pop Fun, complementa a atração da TV, trazendo os principais temas do entretenimento, de forma clara, direta e objetiva ao leitor do Agenda News. Você pode acompanhar em âmbito nacional através dos seguintes canais:  TVA NET, CDN TV, SAT TV, Telecab, Max Cloud TV, Completa VC,Connect BR, Easy TV, Visnet Telecom, Enterplay, Você Telecom, além do Baita Conteúdo Play (Smartv´s e app´s para Android e IOS). Além de vídeos novos todas as terças, quintas e sábados no YouTube. Siga nossas redes sociais, inscreva-se em nossos canais no Facebooke Instagram