Embalagens vazias de agrotóxicos serão recolhidas em Magé

Secretaria Municipal de Agricultura vai disponibilizar quatro pontos para o recolhimento

Por Lucas Gomes, Agenda News - Magé

Publicado em 04/08/2021 01h30

Embalagens vazias de agrotóxicos serão recolhidas em Magé Divulgação/Prefeitura de Magé
  Compartilhar

Para evitar o descarte inadequado de substâncias nocivas no meio ambiente, a Secretaria de Agricultura Sustentável de Magé vai realizar, de 15 de agosto a 1º de setembro, a campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que poderão ser depositadas em bigbags (sacos de ráfia destinadas a grandes volumes de carga) em quatro pontos, a maioria no distrito agrícola do Rio do Ouro. A campanha tem a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (Emater) e da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense (Anasef).

Continua depois da publicidade:
Agenda News

“Apesar de ser lei devolver as embalagens vazias nas lojas que vendem o produto, estamos fazendo o recolhimento para evitar com que qualquer resíduo possa contaminar o lençol freático, os rios e lagoas”, explicou o diretor de Agricultura, Luis Gustavo Ramos informando ainda que as embalagens recolhidas vão para Anasef, com sede em Nova Friburgo, para o descarte correto.

 

“Ao entregar a embalagem, o produtor vai assinar um comprovante de devolução, no qual vai preencher ainda dados específicos, como nome, propriedade, estabelecimento onde adquiriu o produto, além de tipo e quantidade de embalagens entregues”, completou o engenheiro agrônomo.

 

Se recicladas de forma errônea, as embalagens podem ser transformadas em mamadeiras, utensílios domésticos e ainda conterem moléculas contaminantes.

 

As embalagens poderão ser depositadas nos seguintes pontos: Centro de Produção e Propagação de Mudas e Sementes Melhorados (Cepam – antigo Cepta), na Cachoeira Grande; Associação dos Produtores Rurais da Vala Preta; Associação dos Produtores Rurais de Pau Grande e no Sítio do Oscar, em Conceição de Suruí.

Fonte: PMM



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.